Férias Parte 1: a Preparação

Viagens de férias são muito divertidas a partir do momento em que a gente chega ao destino. Mas viajar com a família demanda uma baita preparação, se você não quiser ser pega de surpresa.

Para uma aventura quase livre de stress (porque, livre, livre, é difícil, né, miga?), seguir um certo ritual ajuda muito, muito mesmo.

Eu tenho um caderninho de viagem, cujo conteúdo, aos pouquinhos, vou compartilhar com vocês :). Por ora, minha contribuição vai ser o meu checklist “Antes de Viajar”. É a primeira parte do meu caderno. Eu sempre consulto quando decidimos que vamos viajar, para que eu não me atrapalhe no processo.

Essa lista serve tanto para uma daquelas viagens para fora do país, como para uma de carro. Se for uma viagem menos complexa, é só você ir pulando as etapas, ok?

Lá vai:

SEIS MESES ANTES

  • Checar passaporte e vistos (há muitos países para os quais eles são necessários)

Esta é a página mais recente do governo brasileiro sobre o assunto, pra te dar uma mãozinha: http://www.brasil.gov.br/turismo/2015/01/conheca-quais-paises-exigem-visto-para-brasileiros.

Vale também checar as informações no site da embaixada no Brasil do país para onde você vai. As informações são em Português e, se você não conseguir todas as informações que precisar, ligue para o setor consular.

  • Checar necessidade de vacinas: Há locais para onde é necessário vacinar-se antes de viajar. Importante verificar quais vacinas e quantas doses, para que você e sua família estejam imunizados antes de embarcar.

SEIS A QUATRO MESES ANTES

  • Definir o itinerário principal – importante para levantar necessidades de deslocamento e hospedagem
  • Pesquisar e reservar passagens aéreas, trens, etc.
  • Pesquisar e reservar hospedagem – dica extra: booking.com é nosso melhor amigo. Já ficamos em hotéis lindos e charmosos com tarifas que o pessoal da própria recepção ficou boquiaberto.
  • Pesquisar tickets/ingressos – há parques, peças de teatro e atrações que lotam com muita antecedência, sobretudo em alta estação. Para você ter uma ideia, eu comprei meus tickets para as peças da Broadway com cinco (!) meses de antecedência; para Alcatraz, com quase três. Procure pesquisar nos sites oficiais das atrações, para que o direcionamento seja para parceiros confiáveis de venda de ingressos.
  • Conferir a validade da sua habilitação – só falta você ser parado na estrada, com sua família toda no carro e surpresaaaa! Melhor não. Você pode renovar sua habilitação com até 90 dias antes da data de vencimento. Parece muito, mas agendar, ter de estudar para a prova, fazer os exames, o prazo para entregarem… O tempo voa!

UM MÊS ANTES

  • Confirmar todas as reservas, se ainda não o tiver feito
  • Definir os detalhes do itinerário que ainda estiverem pendentes (outlets no caminho, atrações, cidades pequenas em que vale a pena parar, etc.)
  • Fazer lista do que deixar pronto na casa antes de sair (ex: pagar contas, com quem deixar os animais, assinaturas a suspender, adiantamento de salário dos funcionários, etc.)
  • Tirar autorizações para as crianças viajarem sozinhas ou com outros acompanhantes, se for o caso. Por exemplo: já houve uma viagem que fizemos em que as crianças, na segunda semana, foram para um intercâmbio, e o Fabio levou os dois de avião, sem mim. Os passaportes deles já tinham autorização para eles viajarem sozinhos, mas, se não fosse o caso, precisaríamos providenciar.
  • Agendar revisão do carro, se essa for a forma de transporte

DUAS SEMANAS ANTES

  • Fazer a lista de o quê levar – importante para saber se as malas estão em condições, se há alguma peça que precisa já ser levada de casa, se há remédios que precisam de nova receita, etc.
  • Executar os preparativos para deixar a casa em ordem na sua ausência
  • Comprar moeda do país para onde você vai – nós aqui costumamos, sempre que sobra um dinheirinho (ahã), comprar dólares para não ficar muito pesado. Mas se você estava esperando entrar o dindin das férias/13º, paciência. Procure comprar de lugares recomendados e não deixe de consultar o gerente do seu banco. Você pode ter uma grata surpresa nas taxas. Não vale arriscar poucos Reais de diferença no câmbio em um fornecedor que não é absolutamente confiável.

UMA SEMANA ANTES

  • Fazer a revisão do carro
  • Fazer compras – do que você precisa levar (remédios, lanchinhos para a viagem, etc.) e de alimentos que não estraguem, para vocês conseguirem preparar uma refeição rápida quando chegarem. Ninguém merece chegar de viagem morrendo de fome, cansado, e encontrar a geladeira vazia.
  • Deixar os contatos de onde vocês vão estar com um vizinho, o porteiro/zelador ou mesmo com o síndico
  • Fazer uma cópia das chaves e deixar com alguém de confiança– se o síndico do seu prédio for essa pessoa, é o melhor dos mundos. Uma das minhas amigas teve o apartamento inundado porque um cano arrebentou enquanto ela estava fora. A síndica teve de mandar arrombar o apartamento porque ela não tinha a cópia das chaves, e nem sabia quem tinha. Já imaginou?

NA VÉSPERA

  • Fazer as malas – se for muita bagagem, ou uma viagem longa de carro, que demande levar equipamentos, roupa de cama, etc., melhor começar com dois dias de antecedência
  • Fazer check-in: se for voo domestico e você já tiver comprado franquia de bagagem, é a hora, para ganhar tempo. Atenção: se você estiver viajando com crianças pequenas, pode ser que a companhia aérea não permita. Já aconteceu comigo J – eles podem querer checar os documentos e autorização para viajar.
  • Abastecer o carro, calibrar pneus, etc., se for viajar de carro.
  • Se a sua garagem for fechada e segura, e você quiser sair cedo, carregar o carro na véspera é uma ótima pedida. Meu pai sempre fazia isso. Tinha o drama de dizer que não ia caber tudo, que a gente tinha de deixar metade das coisas para trás, mas até isso ficou nas boas lembranças ;). Mas, falando sério: melhor descobrir que tem de reduzir a quantidade de tralhas na véspera do que na hora de sair, não é mesmo??

NO DIA

  • Colocar na bagagem os remédios, cosméticos e maquiagem;
  • Conferir se desligou na tomada os equipamentos, o gás, etc.

 

… E BOA VIAGEM!

E então? O que achou da lista? Você acrescentaria mais alguma coisa? Tem algum truque para compartilhar? Entre na conversa na seção de comentários!

 

Beijos.

Ana Paula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s